31 de janeiro de 2011

Democracia já!

 Já estava na hora de alguém reivindicar! Em pleno século XXI, não se pode aceitar 80 milhões de pessoas, sendo a maior parte formada por jovens com menos 28 anos de idade, viver sob a mira de um governo autoritário que desafia os Direitos Humanos.
Hosni Mubarak, presidente do Egito há 30 anos, vem há sete dias sendo vitima de protestos, mais do que merecido, para que ele seja deposto do cargo.
Essa onda de protesto no Egito tem como inspiração a Revolução de Jasmim, um movimento popular que há pouco tempo derrubou o presidente da Tunísia, alem do longo mandato de Hosni Mubarak o Movimento Egípcio pela Mudança Democrática exige o fim do estado de sitio, o fechamento dos centros de tortura do país e a convocação de eleições diretas e democráticas.
Mubarak tem até tentado algumas reformas políticas, como a inclusão de um vice-presidente, mas não foi o suficiente para acalmar os protestos, ao que se pode observar é que a população e opositores desejam a saída de Mubarak e só irão parar com os protestos quando Mubarak for deposto do cargo.
Esse tipo de protesto em que a população demonstra que já não agüenta mais governos autoritários é importante! Mubarak tem que entender que o tempo dos faraós faz parte apenas dos livros de História, seria sensato da sua parte acatar pacificamente o desejo dos manifestantes e opositores, espero que a comunidade internacional continue dando apoio aos protestos, pois como sabemos os governos ditatórios da America Latina do final do século XX teve bastante apoio deles, não é necessário derramar mais nenhuma gota de sangue para termo mais um país democrático onde todos tenham seus direitos democráticos e humanos garantidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário