19 de maio de 2011

Anomia educacional




Até quando vamos ficar culpando o(s) Governo(s) por tudo de ruim que nós fazemos ou deixamos de fazer, e pelo o que nos falta? Vamos chegar ao séc XXX dependendo de políticas assistencialistas falsas que só contribuem para estratificação da pobreza e do nosso próprio intelecto?  “bom mesmo é o bolsa família”. Vamos ficar culpando o Governo pela nossa falta de educação, de cultura e de consciência política? “se essa é a intenção”. Não vejo ninguém fazer nada para mudar esse panorama, o que eu sei é que a falta de educação no país é estrutural e quando falo de educação não é só a educação de matemática, gramática, biologia, sociologia e etc. e sim a educação da gentileza, da cooperação, do respeito e da consciência.

Não estou dizendo que o Governo não tem culpa e sim que nós também somos culpados pela nossa falta de astúcia e pela sobra de desleixo a respeito da educação. Não sou do tipo que fica falando “ah o país não vai pra frente porque o Governo não faz uma estrutura legal nas escolas publicas e por isso os alunos delas não aprendem, ou, com professores tão ruins a escola publica é o que é esse lixo!” não eu não abro a boca pra falar isso e sabe o por quê? Porque eu sei que muitos alunos da rede privada não levam a educação a serio do mesmo jeito que alunos da rede publica. Por isso é que falo que temos que parar de jogar a culpa só no Governo. Todos nos sabemos que muitos dos nossos representantes, realmente não têm interesse de que criemos um estado intelectual, letrado e consciente; e ai? Só por isso vamos ficar culpando eles pelo resto de nossas vidas?

Enfim precisamos é sair da nossa anomia educacional e parar de depender do paternalismo do estado e botar nas nossas cabeças que a culpa por qualquer fracasso nosso, 99% é culpa de nós mesmos.

Abraços...

Nenhum comentário:

Postar um comentário