4 de março de 2011

Os Josés

José um dos nomes mais corriqueiros do Brasil, família que não possui um José é algo raro; sempre tem um tio, avô, primo, irmão, seja lá o que for temos um José. Falando em José não é novidade para ninguém que passeie por este blog saber que sou critico ferrenho de um tal José; um que é presidente do senado, que já está há mais de cinqüenta anos no meio político, que só não é dono do maranhão porque não passaram a escritura para ele, enfim um sujeito que todo brasileiro que se preze deve conhecer a "bela" e "honesta" história deste senhor.

Hoje resolvi escrever um pouco a respeito dos Josés porque esta semana conheci um novo José que do José mais conhecido só leva o José e o fato de ser político, mas com certa diferença, enquanto o José Sarney fala há décadas de reforma política e nada mostra no papel esse José mais novo surpreendeu todos os brasileiros no inicio do seu mandato como deputado federal. José Reguffe (38 anos) ao assumir seu cargo fez uma serie de cortes parlamentar.  No primeiro dia de trabalho ele expediu seis ofícios à diretoria-geral da Câmara, abrindo mão do 14º e 15º salários a qual os “NOBRES” deputados, esses pobres homens que trabalham demais, têm direito; Reguffe também reduziu o número e o gasto de assessores, em vez de 25 assessores ele vai trabalhar com 9 no máximo, assim diminuindo de 60 mil reais para 45 mil os gastos com assessores. Por morar em Brasília não vai querer auxilio moradia e passagens aéreas, ou seja, com esses cortes vamos ter uma economia de 2,4 milhões de reais nos próximos quatro anos. Se tais medidas fossem seguidas pelos 513 deputados teríamos uma economia de 1,2 bilhões no mesmo período.

Enfim, Reguffe nunca falou de reforma política igual ao Sarney, mas em pouco tempo já chegou mostrando que se pode fazer política de um jeito mais nobre ou menos podre, como preferir, e acabou mostrando que a política também merece ser renovada e que o comando deve ser transferido para homens que tenham idéias novas e que não vivam no arcaísmo, sendo bajulado por pessoas que tem “rabo preso” em suas falcatruas e vamos esperar que mais Josés iguais ao Reguffe apareçam; e que José Reguffe esteja na política pra satisfazer o bem geral do povo e não apenas o seu clã.


Obs.: sem apologia


Abraços...

Nenhum comentário:

Postar um comentário